
“Zombie Week: Alimentação e o apocalipse zumbi” é uma série de três encontros acadêmicos online em que discutiremos relações entre a comida e o fim do mundo na cultura pop.
A relação que temos com a comida é mais complicada do que parece: comemos para viver, mas não comemos qualquer coisa, e nossas escolhas não só mostram quem somos e quem não somos, mas também impactam em todas as esferas da vida cotidiana. O alcance desse tema é tão amplo que nem a representação midiática do fim do mundo está livre dela: o apocalipse zumbi está recheado de referências ao que se come e ao que se deixa de comer.
Nos encontros, vamos checar alguns exemplos e discutir diferentes relações entre a comida e os zumbis das telas. É possível participar dos três ou escolher o seu tema preferido:
- 28/10 – Encontro 1 – Como fazer um apocalipse: cultura pop e as angústias alimentares contemporâneas
- 29/10 – Encontro 2 – Instinto e cultura: o que comem os zumbis?
- 30/10 – Encontro 3 – Sobrevivi, e agora? O que comer após o fim
Cada encontro custa uma doação de no mínimo R$ 10 para instituições e iniciativas que contribuam com a segurança alimentar dos brasileiros, principalmente durante a situação causada pelo Covid-19.
Para participar da Zombie Week, então, basta:
- escolher um ou mais dias
- fazer uma doação online (algumas sugestões de iniciativas no fim do post, mas você escolhe)
- enviar seu nome, comprovante e a(s) data(s) escolhidas para joanapellerano@comidanacabeca.com
No dia, precisa ter um computador, tablet ou celular com internet e microfone (câmera é um bônus interessante). Vou enviar um link para você se conectar no horário combinado.
Nos vemos lá!
Iniciativas sugeridas:
Como sou em São Paulo, sugeri iniciativas daqui, mas você pode contribuir com instituições de qualquer cidade.
Quem sou eu?
Joana Pellerano – Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM-SP), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP) e em Comunicação e Gastronomia (Universitat de Vic), bacharel em Comunicação Social – Jornalismo (UFES). É professora e pesquisadora da área de alimentação, além de coautora do site Comida na Cabeça (www.comidanacabeca.com).